Olá Meninas!
Temos uma sugestão de leitura muito gostosa. Acreditamos que algumas já leram esse livro no início de nossa graduação, mas deixamos aqui nossa dica. O livro é: Psicomotricidade Vivenciada – Uma Proposta Metodológica para trabalhar em Aula / Marcelo Valdés Arriagada; colaboração María Rodríguez Torres; tradução Jorge Gustavo Barbosa de Oliveira – 2 ed. – Blumenau: Edifurb, 2004.
O livro por Marcelo Valdés Arriagada em colaboração com a Professora María Rodríguez Torres é inovadora, já que propõe a extensão da Prática Psicomotora Educativa a crianças entre os 6 e os 7 anos, que cursam o Ensino Fundamental. Esta prática foi tradicionalmente restrita a faixas de idade correspondentes à Educação Pré-Escolar.
Pretende ser uma efetiva contribuição no desafio de iniciar uma educação interativa, que integre as diferentes experiências do que fazer educativo, no contexto do favorecimento de aprendizagens mais autênticas e significativas para nossos meninos e meninas, que, dia a dia, formam-se nas escolas do país.
O livro é uma contribuição à tarefa da busca da síntese. Esta é sua conquista. Tem também o mérito de deixar claro que falta e que se trata de um assunto da maior importância a atualidade da Educação Mundial.
Um pouco do autor:
Marcelo Valdés Arriagada, professor de Educação Física, titulado pela Pontificia Universidad Católica de Chile. Nos anos de 1993 e 1994, efetuou estudos de Psicomotricidade no Centro de Psicomotricidade Psicopraxis de Madrid (Espanha). É acadêmico da Faculdade de Educação da Universidad Católica del Maule desde 1996. Na sua trajetória acadêmica, o professor Valdés participou como pesquisador principal nos estudos: “Da Psicomotricidade à Psicomotricidade Relacional: Uma Proposta Metodológica para Trabalhar em Aula” (UCM FNDR 1999).
Boa Leitura!
Equipe: Ana Paula Voltolini, Gislaine Petris, Maristela Ferreira Coelho Penteado e Morgana Ramos Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário