Plano Nacional do Livro e Leitura – Acordado em abril de 2012.
Ministério da Cultura investirá R$ 373 milhões para aumentar índices de leitura

Também haverá investimentos na ampliação dos acervos e na formação de bibliotecários e funcionários de 2.700 bibliotecas municipais e comunitárias de 1.500 municípios em todos os estados.
Outra medida anunciada foi a ampliação do calendário nacional de feiras de livro e festivais literários para 200 eventos em 2012, a maior parte deles com apoio financeiro do MinC, e apoio direto a 175 caravanas de escritores pelo País.
Ao mesmo tempo, será duplicado o número de agentes de leitura para atuar junto às famílias de baixa renda.

Outros projetos anunciados:
- Ampliação do Programa Agentes de Leitura, com criação de 4 mil agentes, junto com o Ministério da Educação, para apoiar as bibliotecas escolares/comunitárias e a fomentar a leitura entre as famílias no campo. Com os novos convênios e desembolsos, serão, no total, 7.672 agentes atuando em 2012;
- Formação de 1.200 novos agentes mediadores de leitura em 40 encontros realizados pelos 74 comitês do Proler e, ainda, a implantação de 10 novos comitês em regiões ainda desassistidas;
- Projeto Cidadania & Leitura, com a formação de 400 agentes mediadores de leitura para atuar em bibliotecas comunitárias, pontos de leitura e promover em ações de leitura em comunidades atendidas por 20 comitês do Proler, dentro das comemorações de seus 20 anos de fundação;
- Programa de Formação de Pessoal para Bibliotecas, com cursos presenciais e/ou à distância que vão atender 2.800 bibliotecários e gestores. Outros 1.100 profissionais participarão, em 2012, dos cursos, seminários, encontros e painéis para oferecer maior qualificação na área;
- Implantação de 30 pontos de leitura da Ancestralidade Africana em ex-quilombos e terreiros, mediante repasse de recursos financeiros e distribuição de acervos, mobiliários e computadores;
- Apoio à implantação de Planos Estaduais e Municipais de Livro e Leitura;
- Bolsa Biblioteca Nacional/Funarte de Criação Literária e Bolsa Biblioteca Nacional/Funarte de Circulação Literária, totalizando 50 bolsas para apoiar a criação literária e a circulação dos escritores das diversas regiões do país pelo território nacional;
- Projeto Livraria Popular, com a criação de 700 pontos de venda de livros de baixo preço e formação de 1.300 micros e pequenos varejistas do livro em cursos de educação à distância;
- Programa de Internacionalização do Livro e da Literatura Brasileira, com ampliação do número de bolsas concedidas (150 novas em 2012, além de outras 70 em andamento), implantação, em 2012, do Colégio de Tradutores (seis residentes e 160 participantes de atividades), do intercâmbio de 40 autores nacionais no exterior para divulgar suas obras e publicação de revista internacional de literatura brasileira em inglês e espanhol;
- Ampliação da participação nas principais feiras de livros internacionais, para aumentar a presença da literatura brasileira no exterior, inclusive com realização de grandes exposições;
- Lançamento de coleção com 100 Clássicos Brasileiros no formato ebook, para disponibilização para as bibliotecas digitais;
A Ministra Ana de Hollanda salientou que “a leitura não é um ato reflexo, aprendida naturalmente. É o resultado de uma sofisticada operação, aprendida ao longo de anos, e que, por isso mesmo, precisa ser cultivada cuidadosamente, para além dos muros da escola”.
“Para tal, precisamos de uma boa e vasta literatura, de uma competente e ampla rede editorial e de divulgação. Necessitamos de um exército de mediadores de leitura, que dentro das bibliotecas e nos mais variados espaços ajudem sobretudo crianças e jovens a descobrirem a necessidade humana do prazer da leitura”, destacou a Ministra.
Amigos, já estamos em meados de maio e pouco vemos destas propostas. Precisamos estar atentas, pois a concretização das mesmas é motivo de alegria, pois representam um grande passo para a Educação Brasileira visto que o caminho da leitura abre as principais portas que indicam para a eficiência do conhecimento. Sobretudo se as habilidades literárias tiverem direcionamentos adequados desde a primeira infância, quando percebemos que as crianças carecem tanto das possibilidades de expressão e linguagens que o livro proporcina.
Acadêmicas: Adriane August, Jessica C. Rinkus, Leticia, Marlene e Zeneide
(Fotos: Bruno Spada, Ascom/MinC)
Acesse o documento do PNLL Ascom/Minc e FBN)
Ótimas e necessárias metas para a educação! Porém, espero que desta vez, o projeto saia do papel e que isto se torne real!
ResponderExcluirPrecisamos de boas bibliotecas em nossos espaços, sejam eles de edução infantil, ensino fundamental, médio ou superior!
Diante de tantas promessas, projetos anunciados e verbas, cabe a nós, cidadãos críticos e participativos lutar e cobrar tais ações. O incentivo à educação, à leitura é primordial para qualificar os processos de ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirTalita.