quarta-feira, 2 de maio de 2012

PROJETO BONECO LEITOR

PROJETO BONECO LEITOR

Sugestão de Projeto Pedagógico com o “Boneco Leitor” estimula e curiosidade dos alunos pela leitura e também trabalha temas como o respeito ao próximo.
O Projeto “Boneco Leitor” pode ser uma atividade pedagógica interdisciplinar de estímulo à leitura.


Detalhes dos cinco momentos propostos:
·         Elaborar uma circular às famílias dos alunos solicitando a colaboração dos pais para encaminhar tecidos e manta acrílica, que serão usados na confecção do boneco, o mais novo amigo da turma.
·         Realizar uma votação com a turma para a escolha do nome do boneco e da cor dos cabelos. Por votação. Finalizadas as votações em folha de papel pardo desenvolver com os educandos um gráfico de colunas e deixar exposto na sala de aula, contando os 5 nomes mais votados e as cores de cabelos mais votados.
·         Após a definição do nome e do cabelo, usando os tecidos que trouxeram e outros acessórios que desejarem colocar, o boneco poderá ser confeccionado na escola diante dos alunos, ou que visitem a costureira em sua casa para conversarem sobre como imaginaram o novo amigo.
·         Criar com os alunos um espaço para deixar o boneco, as roupas e acessórios que trouxerem para trocar às vezes. O boneco deverá ter uma mochila com roupas, livros e o diário de registros, onde cada criança registrará como foi o seu dia com o amigo através de texto, desenhos ou fotografias.
·         Um dia por semana um aluno é sorteado para levar o boneco para sua casa juntamente com um livro de histórias e terá a missão de ouvir a história contada pelos pais junto com o amigo, ou fazer em sua companhia a leitura do livro (interessante que esta parte dos combinados seja realizada no espaço da biblioteca).

Sugestões para avaliação: o aluno deverá ser avaliado a todo o momento, por meio da participação, interesse, argumentações e apresentação dos trabalhos solicitados (produções e desenhos). Nesse processo de avaliação do Projeto Pedagógico é fundamental que sejam consideradas as ações procedimentais, e de atitude de cada aluno.


                                                                 Autora: Regina Mora de Oliveira, psicóloga e pedagoga, especialista em educação infantil com adaptações do grupo.
Integrantes: Adriane August, Jessica C. Rinkus, Leticia, Marlene e Zeneide

3 comentários:

  1. Ótima proposta! Inclusive se a família realmente participar.

    Abraços,

    Maristela

    ResponderExcluir
  2. É importante o acolhimento da familia para a inserção do projeto, pois a familia é algo fundamental, ela auxilia e incentiva também a criança.

    ResponderExcluir