ENCANTOS DA LITERATURA INFANTIL
Propomos aos colegas leitores um momento de reflexão em torno da importância da literatura infantil, sobretudo nos espaços educativos, tão carentes de avanços que estejam voltados a cultura literária infantil.
Estamos envolvidos num mundo repleto de símbolos, imagens códigos, textos e contextos que despertam nossa curiosidade e imaginação. As diversidades de linguagens são indicadores fundamentais para nossas crianças desde o momento que ingressam na Educação Infantil, até o aprimoramento da leitura, da escrita e da interpretação – aspectos que são o fio condutor para o desenvolvimento e evolução do ser humano no seu ingresso na vida adulta.
Atualmente se ouve falar muito sobre a necessidade de os professores despertarem o prazer pela leitura e pela escrita nos alunos, e com isso, buscar novas maneiras de incentivas às crianças a perceberem a riqueza dessa habilidade. Ler não é simplesmente enxergar as palavras dispostas em uma folha de papel, ler é buscar, perceber e compreender o que está por trás das palavras e às vezes, apenas de imagens sem texto, é levar às crianças a viver aventuras, penetrar no mundo imaginário, no faz de conta, e “voar” pelas histórias.
Alunos do Colégio Marista São Luís - Jaraguá do Sul - Santa Catarina
Integrantes: Adriane August, Jessica C. Rinkus, Leticia, Marlene e Zeneide
Bom seria se em todas as Instituições voltadas ao cuidado com a primeira infância, tivessem um ótimo acervo de literatura infantil e realizassem um ótimo trabalho como este.
ResponderExcluirA criança se encanta nestes momentos de leitura, pelas ilustrações já conseguem transmitir uma história voltada ao seu imaginario,. É muito importante estimular a leitura para a criança desde a sua infância, e se possivel promover um local, um canto de leitura que possa estimular ainda mais.
ResponderExcluirGislaine Petris
As crianças precisam ser estimuladas ao mundo da Literatura Infantil que permite tantas vivências, aprendizagens, permite dar asas à imaginação. Futures leitores se formam desde crianças, que primeiro interagem com o livro como brinquedo, depois atentam a suas ilustrações e depois pelo texto escrito.
ResponderExcluirComo disse a Gislaine é importante ter espaço à Literatura, aos livros para que as crianças possam buscá-los, folheá-los, ler a sua maneira.
Talita.