terça-feira, 4 de junho de 2013

ESPAÇOS

O nosso tema de postagem essa semana será sobre os espaços.

Propomos uma reflexão sobre os espaços. Se os espaços onde trabalhamos são adequados para atender nossas crianças.
Se esses espaços foram organizados de forma que se levam em consideração as crianças que ali estão e como elas irão utilizá-lo.
Algum tempo atrás os espaços de trabalho eram organizados de forma  em que se levava em consideração apenas os adultos. Hoje, já temos espaços diferenciados que pensam na criança, por exemplo: o modelo Reggio Emilia que pensa no acesso dos móveis para a criança. Outro modelo que pensa na criança é o modelo High Scope que é organizado em cantinhos de acordo com os interesses da criança.
Agora nos perguntamos: os modelos são muitos, porém, para a realidade brasileira será que eles são cabíveis?
Encontramos por esse país afora várias instituições com espaços precários, necessitando de uma melhor organização e de mais recursos para atender as crianças que nele frequentam.
Observando a realidade brasileira, espaços ideais para as nossas crianças seriam espaços que atendessem suas necessidades em todos os aspectos de acessibilidade. Pois, não só na educação infantil, mas na educação como um todo, a  acessibilidade de maneira geral, é algo muito pobre na realidade da educação brasileira. Temos que pensar em acessibilidade aos lugares, aos materiais, a momentos diferenciados que proporcionem aos indivíduos ali presentes ampliação de conhecimento sócio-cultural.
Para finalizar, deixamos uma pequena frase de reflexão escrita por Paulo Freire:

 “ O mundo não é,o mundo está sendo!”

Vídeo sobre os espaços:


GRUPO 1: Fernanda Zuchi, Joana Caglioni, Lelaine L. Reinert, Priscila Seibt.

Um comentário:

  1. Meninas, esse post de vocês traz a tona um assunto muito válido, que retrata a situação das escolas no Brasil, onde não temos
    espaços adequados que nos levam a ter espaços não acessíveis. Todos sabemos que precisamos de melhores condições nas escolas.
    Portanto, achamos relevante retratar a importância do professor em tornar os espaços que tem, o mais acessível possível. A importância do professor buscar informação e formação. Um grande exemplo de leitura sobre Espaços, que todo professor deveria se preocupar em ler é esses dois que vocês abordaram no post: High Scope e Reggio Emília. Fica a dica! Mesmo que nossa escola e nem nossa rede de ensino pratiquem tais modelos de espaços, nós, enquanto professores, podemos adequar a sala de aula às necessidades das crianças, ampliando-lhes o acesso ao conhecimento, por diferentes vias.
    Enfim, parabéns pela abordagem.
    Beijos a todas!

    Grupo 5: Jessica, Luana, Stefanie e Thayse.

    ResponderExcluir