O nosso tema de postagem essa semana será sobre os
espaços.
Propomos uma reflexão sobre os espaços. Se os
espaços onde trabalhamos são adequados para atender nossas crianças.
Se esses espaços foram organizados de forma que se
levam em consideração as crianças que ali estão e como elas irão utilizá-lo.
Algum tempo atrás os espaços de trabalho eram
organizados de forma em que se levava em
consideração apenas os adultos. Hoje, já temos espaços diferenciados que pensam
na criança, por exemplo: o modelo Reggio Emilia que pensa no acesso dos móveis
para a criança. Outro modelo que pensa na criança é o modelo High Scope que é
organizado em cantinhos de acordo com os interesses da criança.
Agora nos perguntamos: os modelos são muitos, porém,
para a realidade brasileira será que eles são cabíveis?
Encontramos por esse país afora várias instituições com
espaços precários, necessitando de uma melhor organização e de mais recursos
para atender as crianças que nele frequentam.
Observando a realidade brasileira, espaços ideais
para as nossas crianças seriam espaços que atendessem suas necessidades em
todos os aspectos de acessibilidade. Pois, não só na educação infantil, mas na
educação como um todo, a acessibilidade
de maneira geral, é algo muito pobre na realidade da educação brasileira. Temos
que pensar em acessibilidade aos lugares, aos materiais, a momentos
diferenciados que proporcionem aos indivíduos ali presentes ampliação de
conhecimento sócio-cultural.
Para finalizar, deixamos uma pequena frase de
reflexão escrita por Paulo Freire:
“ O mundo não
é,o mundo está sendo!”
Vídeo sobre os espaços:
GRUPO 1: Fernanda Zuchi, Joana Caglioni, Lelaine L. Reinert, Priscila Seibt.
Meninas, esse post de vocês traz a tona um assunto muito válido, que retrata a situação das escolas no Brasil, onde não temos
ResponderExcluirespaços adequados que nos levam a ter espaços não acessíveis. Todos sabemos que precisamos de melhores condições nas escolas.
Portanto, achamos relevante retratar a importância do professor em tornar os espaços que tem, o mais acessível possível. A importância do professor buscar informação e formação. Um grande exemplo de leitura sobre Espaços, que todo professor deveria se preocupar em ler é esses dois que vocês abordaram no post: High Scope e Reggio Emília. Fica a dica! Mesmo que nossa escola e nem nossa rede de ensino pratiquem tais modelos de espaços, nós, enquanto professores, podemos adequar a sala de aula às necessidades das crianças, ampliando-lhes o acesso ao conhecimento, por diferentes vias.
Enfim, parabéns pela abordagem.
Beijos a todas!
Grupo 5: Jessica, Luana, Stefanie e Thayse.