terça-feira, 11 de junho de 2013

DIREITOS DAS CRIANÇAS

Declaração dos Direitos da Criança foi proclamada pela Resolução da Assembleia Geral 1386 (XIV), de 20 de Novembro de 1959. Tem como base e fundamento os direitos a liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças que devem ser respeitadas e preconizadas em dez princípios.

É integralmente fiscalizada pela UNICEF. Organismo unicelular da ONU, criada com o fim de integrar as crianças na sociedade e zelar pelo seu convívio e interação social, cultural e até financeiro conforme o caso, dando-lhes condições de sobrevivência até a sua adolescência.

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

Os direitos das crianças não estão somente relacionados ao direito de brincar, mas com tantas discussões que surgiram na sala de aula, resolvemos escrever nossa opinião aqui no blog. Sempre discutimos os direitos das crianças de participarem da sociedade livremente, sem sofrer qualquer tipo de isolamento, exclusão da sociedade. Assim focamos no direito de brincar, será que todas as crianças tem este acesso e direito do brincar? 

Pensamos e refletimos em todos os textos que lemos sobre o brincar na infância. Lembramos que o brincar está presente no dia-a-dia da criança, mas este brincar ás vezes é algo mediado pelo professor ou algum adulto, assim,  teremos um brincar livre e mediado também, onde a criança possa desenvolver seu pensamento e habilidades motoras, dependendo do brinquedo. 

Algumas crianças não tem o acesso ao brinquedo que é comprado, dai surge o brincar livre, ou a criança por não ter este acesso, fica o dia inteiro trancado dentro de casa assistindo televisão  assim perdendo a oportunidade de adquirir mais desenvolvimento. 

Seguem algumas imagens sobre o brincar, com brinquedos e o brincar livre.



Bruna T. Bertoldi, Greici Hornburg, Jordana Krueger e Paola Cadore
Blumenau, 11 de junho de 2013. 

2 comentários:

  1. Referencias

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_da_crian%C3%A7a

    ResponderExcluir
  2. Pois é meninas, principalmente na Educação Infantil (creches e CEI), nossas pequenos tem o "Brincar Livre", mas se pararmos pra pensar qual o significado de livre?
    Segundo muitos dicionários Livre significa o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações.
    Pois é, se livre quer dizer escolher suas próprias ações, lá no CEI, nossas crianças podem escolher suas Brincadeiras ou Brinquedos livremente ou damos algumas opções e dessas elas escolhem? Ou no momento que estão brincando livremente, vem os famosos "não, isso não pode fazer", "disso não pode brincar"....
    Será que isso é brincar livre? Será que as crianças não tem o direito de escolherem suas próprias brincadeiras ou brinquedos?
    Está na hora de nós profissionais da Educação, nos reciclarmos para atender cada vez melhor nosso futuro (as crianças). E acreditamos que, deixando nossos pequenos um pouco mais autônomos de escolhas e possibilidade, conseguiremos um desenvolvimento saudável, onde surgirá um fator fundamental para construção de novos valores, rumo a uma cultura de paz e preservação.

    Beijos Grupo 4!

    ResponderExcluir