terça-feira, 25 de junho de 2013

AS "CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA"

Grupo 5: Jessica G.de Souza, Luana Tillmann, Stefanie Cidral e Thayse Stoll

Fala-se muito na educação infantil, em trabalhar as múltiplas linguagens das crianças, mas afinal, o que significa trabalhar com as “Cem linguagens da infância”?
“Significa que devemos educar ensinando e cuidando para que as crianças possam se maravilhar com o impossível, experimentando, investigando, descobrindo, fantasiando e criando sua cultura infantil.” (MININI, 2012).
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Caderno 3: Conhecimento de Mundo nos diz que na educação infantil devemos estimular todas as linguagens, e que a Arte é um bom recurso para que isso seja feito de forma efetiva, sempre explorando o contato com a natureza e com diversos materiais.
As escolas com a proposta Reggio Emilia são um exemplo de como desenvolver essas linguagens na Educação Infantil. A principal forma de trabalhá-las nas escolas de Reggio Emilia é a que chamam de “Pedagogia da Escuta”.
A Pedagogia da Escuta é uma abordagem inovadora e possibilita o desenvolvimento intelectual das crianças através do foco sistemático no perfil simbólico, levando as crianças pequenas a uma condição de desenvolturas simbólicas e à criatividade. Enfatizando esta abordagem, educar significa, portanto, organizar as situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que contribuem para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em atitude de aceitação, respeito e confiança, bem como, a entrada, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. 
Ao utilizar a Pedagogia da Escuta, é preciso que o educador esteja atento e tenha sensibilidade para ouvir as cem linguagens, os símbolos e códigos que as crianças usam para se expressar, promovendo o diálogo, a comunicação e a aprendizagem significativa. Gostaríamos de citar um provérbio chinês para finalizar: "Dois homens olham por uma janela. Um vê as grades, o outro as estrelas”. Assim são os seres humanos em suas diversidades. Cada um tem opção de ver o que quer. Cabe a nós termos postura de educadores de forma que a decisão seja de cada um para chegar ao primordial: o desenvolvimento saudável de nossas crianças. (HAMZE, Nova Escola, 2002).

Dessa forma, enquanto educadores, mediadores da construção do conhecimento das crianças da Educação Infantil, necessitamos estar atentos às cem linguagens utilizadas por elas, bem como sermos sensíveis referente a sua percepção,  interpretá-las e compreendê-las, a fim de ampliar o desenvolvimento das crianças.

Acrescentamos aqui o link: http://www.slideshare.net/lindamestre/regio-emilia que traz uma apresentação da história e proposta Reggio Emilia e outro link http://www.youtube.com/watch?v=i7KYp55R3TQ com um vídeo que narra o Poema “As cem linguagens” de Loris Malaguzzi.


REFERÊNCIAS:

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo. Extraído do link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf às 16h10min do dia 25 de junho de 2013

HAMZE, Amélia. As Diversas Linguagens da Criança. Extraído do link: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/as-diversas-linguagens-da-crianca.htm às 16h do dia 25 de junho de 2013

MININI, Vanda. Trabalhando as múltiplas linguagens na Educação Infantil. Extraído do link: http://blog.smartkids.com.br/2012/05/trabalhando-as-multiplas-linguagens-na.html às 16h20min do dia 25 de junho de 2012

Links extraídos às 16h45min do dia 25 de junho de 2013

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