Grupo 5: Jessica G.de Souza, Luana
Tillmann, Stefanie Cidral e Thayse Stoll
Fala-se muito na
educação infantil, em trabalhar as múltiplas linguagens das crianças, mas
afinal, o que significa trabalhar com as “Cem linguagens da infância”?
“Significa que devemos
educar ensinando e cuidando para que as crianças possam se maravilhar com o
impossível, experimentando, investigando, descobrindo, fantasiando e criando
sua cultura infantil.” (MININI, 2012).
O Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil, Caderno 3: Conhecimento de Mundo
nos diz que na educação infantil devemos estimular todas as linguagens, e que a
Arte é um bom recurso para que isso seja feito de forma efetiva, sempre
explorando o contato com a natureza e com diversos materiais.
As escolas com a
proposta Reggio Emilia são um exemplo de como desenvolver essas linguagens na
Educação Infantil. A principal forma de trabalhá-las nas escolas de Reggio
Emilia é a que chamam de “Pedagogia da Escuta”.
A Pedagogia da Escuta é uma abordagem inovadora e possibilita
o desenvolvimento intelectual das crianças através do foco sistemático no
perfil simbólico, levando as crianças pequenas a uma condição de desenvolturas
simbólicas e à criatividade. Enfatizando esta abordagem, educar significa,
portanto, organizar as situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens
orientadas de forma integrada e que contribuem para o desenvolvimento das
capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em
atitude de aceitação, respeito e confiança, bem como, a entrada, pelas
crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
Ao utilizar a Pedagogia da Escuta, é preciso que o educador
esteja atento e tenha sensibilidade para ouvir as cem linguagens, os símbolos e
códigos que as crianças usam para se expressar, promovendo o diálogo, a
comunicação e a aprendizagem significativa. Gostaríamos de citar um provérbio
chinês para finalizar: "Dois homens olham por uma janela. Um vê as grades,
o outro as estrelas”. Assim são os seres humanos em suas diversidades. Cada um
tem opção de ver o que quer. Cabe a nós termos postura de educadores de forma
que a decisão seja de cada um para chegar ao primordial: o desenvolvimento
saudável de nossas crianças. (HAMZE, Nova Escola, 2002).
Dessa forma, enquanto educadores, mediadores da construção do
conhecimento das crianças da Educação Infantil, necessitamos estar atentos às cem
linguagens utilizadas por elas, bem como sermos sensíveis referente a sua
percepção, interpretá-las e compreendê-las,
a fim de ampliar o desenvolvimento das crianças.
Acrescentamos aqui o link: http://www.slideshare.net/lindamestre/regio-emilia
que traz uma apresentação da história e proposta Reggio Emilia e outro link http://www.youtube.com/watch?v=i7KYp55R3TQ
com um vídeo que narra o Poema “As cem linguagens” de Loris Malaguzzi.
REFERÊNCIAS:
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a
educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de
Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução;
volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo. Extraído
do link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
às 16h10min do dia 25 de junho de 2013
HAMZE, Amélia. As Diversas Linguagens da
Criança. Extraído do link: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/as-diversas-linguagens-da-crianca.htm
às 16h do dia 25 de junho de 2013
MININI, Vanda. Trabalhando as múltiplas
linguagens na Educação Infantil. Extraído do link: http://blog.smartkids.com.br/2012/05/trabalhando-as-multiplas-linguagens-na.html
às 16h20min do dia 25 de junho de 2012
Links extraídos às 16h45min do dia 25 de
junho de 2013
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