terça-feira, 18 de junho de 2013

Grupo: Alinne Elisa Schimoller; Andressa Aparecida da Silva Porath; Mariléia Purcino; Priscilla Maitê Pereira.

Arte na Infância

De acordo com Cunha (1999, p. 10), "para que as crianças tenham possibilidades de desenvolverem-se na área expressiva, é imprescindível que o adulto rompa com seus próprios estereótipos (...)”, desta forma, o professor deve fazer parte do processo de descoberta da criança, deixando de lado os estereótipos e abrindo a mente para novas ideias, não só entendendo, mas vivenciando as linguagens da arte com a criança. 
As crianças começam o contato com a arte já na educação infantil. Neste período as crianças desvendam e inventam coisas novas, se aventuram no mundo do faz - de- conta. Aqui vêm a importância de o professor estar atento aos seus alunos disponibilizando momentos de contato com a arte de acordo com a fase que elas estão vivendo, aproveitando a disponibilidade das crianças para novas descobertas, aguçando a curiosidade e dando asas a imaginação.
Para Ostetto (2007, p. 35-36) "não é mesmo novidade dizermos que é pelas diferentes experiências com/no mundo sensível que a criança vai se apropriando de formas mais complexas de ver e ler esse mesmo mundo sentido."  Deixando claro a importância o professor estimular  em suas crianças as descobertas, deixando- as argumentar e criticar, oportunizando a elas um ambiente de aprendizagem rico em descobertas, deixando de lado os estereótipos, os quais ainda são muito presentes na sala de aula. Pois principalmente na educação infantil, onde as crianças começam a criar os seus conceitos, deve-se ter o cuidado de os conceitos delas não sejam formadas com base em modelos prontos. Deixado as crianças “livres” a utilizar a imaginação para fazer arte.
 Para  Pillotto ( 2007, p. 23), “o sentido e o significado que as crianças dão aos objetos, às situações e às relações passam pela impressão que elas têm do mundo, de seu contexto histórico e cultural, dos afetos, das relações inter e intrapessoais”. As crianças ao realizar seus desenhos, pintar, rabiscar, cortar e criar. Desta maneira elas se expressam, utilizando sua imaginação para inventar ou transformar seus desenhos.
Revelando-se por meio de manifestações significativas, oportunizando a elas momentos de criação, compreensão e imaginação. Mas é fundamental que os limites da criança na arte de desenhar e compreendendo que a criança crie seu desenho e intitule o livremente, sem se basear em modelos estereotipados, não interferindo no imaginário da criança.  Segundo Pillotto (2007, p. 25), "a imaginação nasce do interesse, do entusiasmo, da nossa capacidade de nos relacionar. Por isso as instituições educacionais precisam estar atentas ao currículo, propondo ações voltadas ao interesse das crianças."
Sendo necessário pensar nas ações que possibilitem às crianças experiências com as linguagens da arte, desenvolvendo nelas a imaginação, a percepção, a percepção, a emoção e a criação.
Referencias
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 07-36.

PILOTTO, Silvia Sell Duarte. As linguagens da ate no contexto da educação infantil. In: PILOTTO, Silva Sell Duarte (org.). Linguagens da arte na infância. Joinvile-SC: UNIVILLE, 2007. p. 17-28.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Entre a prosa e a poesia: fazeres, saberes e conhecimento na educação infantil. In: PILOTTO, Silva Sell Duarte (org.). Linguagens da arte na infância. Joinvile-SC: UNIVILLE, 2007. p. 29-45.


  

  



 

Um comentário:

  1. A Arte na Infância, principalmente na Educação Infantil é rica em possibilidades e habilidades em que os pequenos desfrutam... Um belo e ótimo exemplo de ARTE na Educação Infantil é a Escola da OCA, que visitamos na sexta-feira... Lá as crianças aprendem através de projetos ligados a Arte... Por onde passamos por lá, encontramos ARTES dos pequenos... E que imaginação e Criatividade Fértil essas crianças tem... É claro que com ótimos mediadores (educadores) as crianças se desenvolvem mais e mais ainda...
    Valeu pela postagem e muito obrigada Professora Lilian, por nos proporcionar um momento de muito aprendizado, conhecendo novas e inovadoras realidades da Educação Infantil.

    Beijos....

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