Arte na Infância
De acordo
com Cunha (1999, p. 10), "para que as crianças tenham possibilidades de
desenvolverem-se na área expressiva, é imprescindível que o adulto rompa com
seus próprios estereótipos (...)”, desta forma, o professor deve fazer parte do
processo de descoberta da criança, deixando de lado os estereótipos e abrindo a
mente para novas ideias, não só entendendo, mas vivenciando as linguagens da
arte com a criança.
As
crianças começam o contato com a arte já na educação infantil. Neste período as
crianças desvendam e inventam coisas novas, se aventuram no mundo do faz - de-
conta. Aqui vêm a importância de o professor estar atento aos seus alunos
disponibilizando momentos de contato com a arte de acordo com a fase que elas
estão vivendo, aproveitando a disponibilidade das crianças para novas
descobertas, aguçando a curiosidade e dando asas a imaginação.
Para
Ostetto (2007, p. 35-36) "não é mesmo novidade dizermos que é pelas
diferentes experiências com/no mundo sensível que a criança vai se apropriando
de formas mais complexas de ver e ler esse mesmo mundo sentido." Deixando
claro a importância o professor estimular
em suas crianças as descobertas, deixando- as argumentar e criticar,
oportunizando a elas um ambiente de aprendizagem rico em descobertas, deixando
de lado os estereótipos, os quais ainda são muito presentes na sala de aula.
Pois principalmente na educação infantil, onde as crianças começam a criar os
seus conceitos, deve-se ter o cuidado de os conceitos delas não sejam formadas com
base em modelos prontos. Deixado as crianças “livres” a utilizar a imaginação
para fazer arte.
Para Pillotto ( 2007, p. 23), “o sentido e o
significado que as crianças dão aos objetos, às situações e às relações passam
pela impressão que elas têm do mundo, de seu contexto histórico e cultural, dos
afetos, das relações inter e intrapessoais”. As crianças ao realizar seus desenhos,
pintar, rabiscar, cortar e criar. Desta maneira elas se expressam, utilizando
sua imaginação para inventar ou transformar seus desenhos.
Revelando-se
por meio de manifestações significativas, oportunizando a elas momentos de
criação, compreensão e imaginação. Mas é fundamental que os limites da criança
na arte de desenhar e compreendendo que a criança crie seu desenho e intitule o
livremente, sem se basear em modelos estereotipados, não interferindo no
imaginário da criança. Segundo Pillotto (2007, p. 25), "a imaginação
nasce do interesse, do entusiasmo, da nossa capacidade de nos relacionar. Por
isso as instituições educacionais precisam estar atentas ao currículo, propondo
ações voltadas ao interesse das crianças."
Sendo
necessário pensar nas ações que possibilitem às crianças experiências com as
linguagens da arte, desenvolvendo nelas a imaginação, a percepção, a percepção,
a emoção e a criação.
Referencias
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Pintando, bordando,
rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: Cor, som e
movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança.
Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 07-36.
PILOTTO, Silvia Sell Duarte. As linguagens da ate no contexto da educação
infantil. In: PILOTTO, Silva Sell Duarte (org.). Linguagens da arte na
infância. Joinvile-SC: UNIVILLE, 2007. p. 17-28.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Entre a prosa e a poesia: fazeres, saberes e
conhecimento na educação infantil. In: PILOTTO, Silva Sell Duarte (org.).
Linguagens da arte na infância. Joinvile-SC: UNIVILLE, 2007. p. 29-45.
A Arte na Infância, principalmente na Educação Infantil é rica em possibilidades e habilidades em que os pequenos desfrutam... Um belo e ótimo exemplo de ARTE na Educação Infantil é a Escola da OCA, que visitamos na sexta-feira... Lá as crianças aprendem através de projetos ligados a Arte... Por onde passamos por lá, encontramos ARTES dos pequenos... E que imaginação e Criatividade Fértil essas crianças tem... É claro que com ótimos mediadores (educadores) as crianças se desenvolvem mais e mais ainda...
ResponderExcluirValeu pela postagem e muito obrigada Professora Lilian, por nos proporcionar um momento de muito aprendizado, conhecendo novas e inovadoras realidades da Educação Infantil.
Beijos....