Grupo: Jessica G. de Souza, Luana Tillmann,
Stefanie Cidral e Thayse Stoll
TEMA: Espaço
ORGANIZAÇÃO
DO ESPAÇO-SALA SEGUNDO O MODELO CURRICULAR HIGH-SCOPE
O currículo High-Scope apresenta uma
pespectiva desenvolvimentista para a educação da infância. Iniciou na década de
sessenta por David WeiKart, psicólogo americano e
presidente da Fundação de Investigação Educacional High-Scope, em Ypsilanti,
Michigam, Estados Unidos.
High-Scope
é um modelo piagetiano que visa à manipulação e exploração de novas experiências,
pois para Piaget a criança pequena é um ser que vai construindo o seu
desenvolvimento cognitivo nas ações sobre as coisas, as situações e os
acontecimentos. Estas situações educacionais devem acontecer em locais de ação,
onde as crianças possam transformar as explorações em aprendizagens
significativas. Num primeiro momento, a criança manipula, explora e descobre os
objetos de seu interesse num espaço em que os aprendizes (crianças) façam
aprendizagens ativas. O espaço é, segundo o Currículo High-Scope, um meio
fundamental de aprendizagem que deve exigir do educador grande investigação e
investimento, no seu arranjo e equipamento.
A
aprendizagem ativa é a aprendizagem em que a criança, através da sua ação sobre
os objetos e sua interação com as pessoas, chega à compreensão do mundo. Esse
conceito de aprendizagem ativa é o coração do modelo High-Scope e consiste em
quatro pilares críticos: a ação sobre os objetos; a reflexão sobre as ações; a
motivação e o espírito de experimentação.
Para
que surjam efetivamente esses pilares
[...] é fundamental que os materiais sejam interessantes para as
crianças, diversos, mutáveis, organizados e guardados de forma visível e
acessível. Devem estar estruturados em áreas de interesse bem identificadas,
flexíveis para que a criança possa usá-los de maneiras diferentes, descobrindo
formas alternativas de usá-los e jogar com eles. (RETIRADO DO SITE
REFERÊNCIADO, às 9h40 do dia 28 de maio de 2013).
Neste contexto a proposta
de organização do espaço/sala do Currículo High-Scope é a
seguinte:
ESPAÇO:
O espaço deve ser amplo para se incluir
os materiais e equipamentos necessários.
ÁREAS:
A sala deverá ser dividida em
diferentes áreas como, por exemplo: a área da casa, área dos livros, e/ou jogos
calmos, área dos blocos e construção e a área da plástica. Atribuir nomes às
áreas que sejam perceptíveis pela criança e levar em conta os níveis de
desenvolvimento, interesses, e cultura da criança;
ESCOLHER, ARMAZENAR E ETIQUETAR OS MATERIAIS:
- selecionar materiais que possam ser
usados de diferentes formas;
-
ter materiais, limpos, conservados e seguros;
-
ter materiais para atividades individuais e em grupo;
-
os materiais deverão refletir a experiência de vida e cultura das crianças;
-
ter materiais de tamanho real (jogo simbólico);
-
ter materiais em quantidade suficiente para abranger toda turma.
Outra característica do modelo
High-Scope é etiquetar os materiais, pois ajuda as crianças a identificarem os
símbolos, e é um exercício que conduz à pré-leitura e escrita. Desenvolve a
noção de responsabilidade e forma hábitos de ordem.
FONTE: http://www.cf-francisco-holanda.rcts.pt/public/elo9/elo9_29.htm,
acesso em 28 de maio de 2013 às 10h15.
Foto retirada da internet |
Meninas muito importante as informações que abordaram neste post, falar de espaço é falar em Educação de Qualidade, ainda mais em um Método riquíssimo em exemplos e boas experiências, como relatam e pudemos concluir que O espaço é, segundo High-Scope, um meio fundamental de aprendizagem que deve exigir do educador grande investigação e investimento, no seu arranjo e equipamento.
ResponderExcluirPudemos assim concluir que nós como Educadores devemos organizar o espaço com materiais que sejam interessantes para as crianças, diversos, mutáveis, organizados e guardados de forma visível e acessível. Devem estar estruturados em áreas de interesse bem identificadas, flexíveis para que a criança possa usá-los de maneiras diferentes, descobrindo novos conceitos.
Parabéns pela postagem, Abraços grupo 04.