terça-feira, 28 de maio de 2013

Grupo: Jessica G. de Souza, Luana Tillmann, Stefanie Cidral e Thayse Stoll

TEMA: Espaço

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO-SALA SEGUNDO O MODELO CURRICULAR HIGH-SCOPE

            O currículo High-Scope apresenta uma pespectiva desenvolvimentista para a educação da infância. Iniciou na década de sessenta por David WeiKart, psicólogo americano e presidente da Fundação de Investigação Educacional High-Scope, em Ypsilanti, Michigam, Estados Unidos.
            High-Scope é um modelo piagetiano que visa à manipulação e exploração de novas experiências, pois para Piaget a criança pequena é um ser que vai construindo o seu desenvolvimento cognitivo nas ações sobre as coisas, as situações e os acontecimentos. Estas situações educacionais devem acontecer em locais de ação, onde as crianças possam transformar as explorações em aprendizagens significativas. Num primeiro momento, a criança manipula, explora e descobre os objetos de seu interesse num espaço em que os aprendizes (crianças) façam aprendizagens ativas. O espaço é, segundo o Currículo High-Scope, um meio fundamental de aprendizagem que deve exigir do educador grande investigação e investimento, no seu arranjo e equipamento.
            A aprendizagem ativa é a aprendizagem em que a criança, através da sua ação sobre os objetos e sua interação com as pessoas, chega à compreensão do mundo. Esse conceito de aprendizagem ativa é o coração do modelo High-Scope e consiste em quatro pilares críticos: a ação sobre os objetos; a reflexão sobre as ações; a motivação e o espírito de experimentação.
            Para que surjam efetivamente esses pilares
[...] é fundamental que os materiais sejam interessantes para as crianças, diversos, mutáveis, organizados e guardados de forma visível e acessível. Devem estar estruturados em áreas de interesse bem identificadas, flexíveis para que a criança possa usá-los de maneiras diferentes, descobrindo formas alternativas de usá-los e jogar com eles. (RETIRADO DO SITE REFERÊNCIADO, às 9h40 do dia 28 de maio de 2013).

             Neste contexto a proposta de organização do espaço/sala do Currículo High-Scope é a seguinte: 

ESPAÇO:
O espaço deve ser amplo para se incluir os materiais e equipamentos necessários. 

ÁREAS:
A sala deverá ser dividida em diferentes áreas como, por exemplo: a área da casa, área dos livros, e/ou jogos calmos, área dos blocos e construção e a área da plástica. Atribuir nomes às áreas que sejam perceptíveis pela criança e levar em conta os níveis de desenvolvimento, interesses, e cultura da criança;

ESCOLHER, ARMAZENAR E ETIQUETAR OS MATERIAIS:  
- selecionar materiais que possam ser usados de diferentes formas;
       - ter materiais, limpos, conservados e seguros;
       - ter materiais para atividades individuais e em grupo;
       - os materiais deverão refletir a experiência de vida e cultura das crianças;
       - ter materiais de tamanho real (jogo simbólico);
       - ter materiais em quantidade suficiente para abranger toda turma.

Outra característica do modelo High-Scope é etiquetar os materiais, pois ajuda as crianças a identificarem os símbolos, e é um exercício que conduz à pré-leitura e escrita. Desenvolve a noção de responsabilidade e forma hábitos de ordem.


FONTE: http://www.cf-francisco-holanda.rcts.pt/public/elo9/elo9_29.htm, acesso em 28 de maio de 2013 às 10h15.

Foto retirada da internet

Um comentário:

  1. Meninas muito importante as informações que abordaram neste post, falar de espaço é falar em Educação de Qualidade, ainda mais em um Método riquíssimo em exemplos e boas experiências, como relatam e pudemos concluir que O espaço é, segundo High-Scope, um meio fundamental de aprendizagem que deve exigir do educador grande investigação e investimento, no seu arranjo e equipamento.
    Pudemos assim concluir que nós como Educadores devemos organizar o espaço com materiais que sejam interessantes para as crianças, diversos, mutáveis, organizados e guardados de forma visível e acessível. Devem estar estruturados em áreas de interesse bem identificadas, flexíveis para que a criança possa usá-los de maneiras diferentes, descobrindo novos conceitos.

    Parabéns pela postagem, Abraços grupo 04.

    ResponderExcluir