O que é linguagem? 
É o uso da língua como forma de expressão e
comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um conjunto
de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não
nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade?
Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Vejamos:
Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Vejamos:
Um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma
reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete? Linguagem verbal.
O semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não verbal.
A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
Observe alguns exemplos:
O semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não verbal.
A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
Observe alguns exemplos:
 Cartão
vermelho – denúncia de falta grave no futebol.
Cartão
vermelho – denúncia de falta grave no futebol. Placas
de trânsito – à frente “proibido andar de bicicleta”, atrás “quebra-molas”.
 Placas
de trânsito – à frente “proibido andar de bicicleta”, atrás “quebra-molas”. Símbolo que se coloca na porta para indicar “sanitário masculino”.
 
Símbolo que se coloca na porta para indicar “sanitário masculino”. Imagem
indicativa de “silêncio”.
Imagem
indicativa de “silêncio”. Semáforo com sinal amarelo advertindo “atenção”.
 
Semáforo com sinal amarelo advertindo “atenção”. 
Bruna, Greici, Jordana e Paola
 
Existem diferentes tipos de linguagens em nossos cotidianos para que estas sejam compreendidas, é necessário que a criança tenha possibilidades de exploração desde muito cedo.
ResponderExcluirPor isso cabe aos professores, apresentar estas possibilidades já na Educação Infantil. Utilizando as linguagens não verbais (visuais), como por exemplo: símbolos, placas, figuras, gestos, objetos e cores, assim eles também auxiliam na compreensão das crianças com o mundo letrado.
Os professores do ensino fundamental e médio, podem explorar este tema, auxiliando no processo de conjugação adequada dos verbos orais bem como na escrita.
Grupo: Alinne Elisa, Andressa, Marileia e Priscilla Maitê
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeninas, poderíamos citar as inúmeras linguagens as quais as professoras podem descobrir e tornar imperioso nos momentos com as crianças, mas, deixo a sugestão, o avanço e a pertinência das linguagens artísticas... a arte sempre.
ResponderExcluirProf. Lilian