O que é linguagem?
É o uso da língua como forma de expressão e
comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um conjunto
de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não
nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade?
Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Vejamos:
Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Vejamos:
Um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma
reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete? Linguagem verbal.
O semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não verbal.
A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
Observe alguns exemplos:
O semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não verbal.
A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
Observe alguns exemplos:
Cartão
vermelho – denúncia de falta grave no futebol.
Placas
de trânsito – à frente “proibido andar de bicicleta”, atrás “quebra-molas”.
Símbolo que se coloca na porta para indicar “sanitário masculino”.
Imagem
indicativa de “silêncio”.
Semáforo com sinal amarelo advertindo “atenção”.
Bruna, Greici, Jordana e Paola
Existem diferentes tipos de linguagens em nossos cotidianos para que estas sejam compreendidas, é necessário que a criança tenha possibilidades de exploração desde muito cedo.
ResponderExcluirPor isso cabe aos professores, apresentar estas possibilidades já na Educação Infantil. Utilizando as linguagens não verbais (visuais), como por exemplo: símbolos, placas, figuras, gestos, objetos e cores, assim eles também auxiliam na compreensão das crianças com o mundo letrado.
Os professores do ensino fundamental e médio, podem explorar este tema, auxiliando no processo de conjugação adequada dos verbos orais bem como na escrita.
Grupo: Alinne Elisa, Andressa, Marileia e Priscilla Maitê
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeninas, poderíamos citar as inúmeras linguagens as quais as professoras podem descobrir e tornar imperioso nos momentos com as crianças, mas, deixo a sugestão, o avanço e a pertinência das linguagens artísticas... a arte sempre.
ResponderExcluirProf. Lilian