quarta-feira, 8 de maio de 2013

Linguagem


O que é linguagem? 

É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade?

Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.

A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

Vejamos: 
Um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete? Linguagem verbal.

O semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não verbal.

A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.

Observe alguns exemplos:
http://www.brasilescola.com/upload/e/cartao%20vermelho.jpgCartão vermelho – denúncia de falta grave no futebol.

http://www.brasilescola.com/upload/e/proibido%20bicicleta(2).jpg Placas de trânsito – à frente “proibido andar de bicicleta”, atrás “quebra-molas”.

http://www.brasilescola.com/upload/e/placa%20masculino.jpg  Símbolo que se coloca na porta para indicar “sanitário masculino”.

http://www.brasilescola.com/upload/e/silencio.jpgImagem indicativa de “silêncio”.

http://www.brasilescola.com/upload/e/semaforo.jpg  Semáforo com sinal amarelo advertindo “atenção”. 



Bruna, Greici, Jordana e Paola

3 comentários:

  1. Existem diferentes tipos de linguagens em nossos cotidianos para que estas sejam compreendidas, é necessário que a criança tenha possibilidades de exploração desde muito cedo.
    Por isso cabe aos professores, apresentar estas possibilidades já na Educação Infantil. Utilizando as linguagens não verbais (visuais), como por exemplo: símbolos, placas, figuras, gestos, objetos e cores, assim eles também auxiliam na compreensão das crianças com o mundo letrado.
    Os professores do ensino fundamental e médio, podem explorar este tema, auxiliando no processo de conjugação adequada dos verbos orais bem como na escrita.
    Grupo: Alinne Elisa, Andressa, Marileia e Priscilla Maitê

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  2. Meninas, poderíamos citar as inúmeras linguagens as quais as professoras podem descobrir e tornar imperioso nos momentos com as crianças, mas, deixo a sugestão, o avanço e a pertinência das linguagens artísticas... a arte sempre.
    Prof. Lilian

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