“Precisei
de toda uma existência para aprender a desenhar como as crianças”.
Pablo
Picasso
A arte na Educação infantil tem papel fundamental na
construção de um indivíduo crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajude a refletir,
desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo
que o cerca.
A
importância arte e seu fazer artístico não se limita ao simples papel
recreativo, mas deve ser compreendido como instrumento pedagógico que viabiliza
e contribui para o desenvolvimento das crianças que ampliam seus olhares em
relação ao mundo, seu potencial cognitivo, seu emocional etc., por outro lado
também o Professor precisa acreditar que as crianças são capazes, são
criadoras, são sujeitos.
As
crianças são capazes de criar, atribuir sentidos, construir relações,
contextualizar, analisar, e comparar aquilo que faz parte de seu cotidiano,
através de uma linguagem única: a arte, assim crianças se reconhecerão como
participantes e construtores de suas próprias aprendizagens e saberes tão
necessários à formação humana de cada indivíduo.
Devemos ressaltar que a arte não pode reduzir-se num elemento
decorativo e festeiro. A arte valoriza a organização do mundo da criança, assim
como o relacionamento com o outro e com o seu meio. Estimular o ensino da arte
nesta perspectiva tornará a escola um espaço vivo, contribuindo assim para o
desenvolvimento pleno de seus educandos.
Segundo
os PCN’s, a Arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular
significados e valores que governam os diferentes tipos de relação entre os
indivíduos na sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos
como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões
sociais.
Segundo Edith Derdyk "a criança
enquanto desenha canta, dança, conta histórias, teatraliza, imagina, ou até
silencia... O ato de desenhar impulsiona outras manifestações, que acontecem
juntas, numa unidade indissolúvel, possibilitando uma grande caminhada pelo quintal
do imaginário".
Conforme a apresentação do tema ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL em sala de aula, segue a receita da Tinta Meleca:
Material: 1 litro de água; 1 xícara de chá de farinha de trigo ou amido de milho; 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores).
Preparo:
1 – Misture bem a farinha e a água mexendo até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso.
2 – Junte o vinagre.
3 – Divida a massa em potes e acrescente a anilina ou o guache, a tinta meleca esta pronta.
2 – Junte o vinagre.
3 – Divida a massa em potes e acrescente a anilina ou o guache, a tinta meleca esta pronta.
A arte tem um repertório cultural socialmente
construídos, marcados por especificidades estéticas e artísticas que nem sempre
fazem parte do cotidiano das crianças e as quais elas poderão ter acesso
através da mediação do professor e da escola.
(PONTES, 2009)
REFERENCIAS:
¢Formação Docente e Arte na Educação Infantil: Uma
experiência Dialógica
Gilvânia Maúrício
Dias de Pontes – FACED/UFRGS
¢Imaginação: arte e ciência na infância
Gilka
Girardello;
¢ ARTE NA EDUCAÇÃO: Situando Discursos Sobre o ensino de Arte
Gilvania Maurício
Dias de Pontes – UFRGS
Parabéns meninas pela postagem!
ResponderExcluirO tema exposto é de extrema importância. Vocês esboçaram muito bem, pautadas em seus estudos.
O trabalho de vocês contribuiu diretamente para o uso devido da arte nos espaços de educação infantil.
Sucesso para todas!!!
É importantíssimo
ResponderExcluir