terça-feira, 21 de maio de 2013

ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


“Precisei de toda uma existência para aprender a desenhar como as crianças”.
Pablo Picasso

A arte na Educação infantil tem papel fundamental na construção de um indivíduo crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajude a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca.
A importância arte e seu fazer artístico não se limita ao simples papel recreativo, mas deve ser compreendido como instrumento pedagógico que viabiliza e contribui para o desenvolvimento das crianças que ampliam seus olhares em relação ao mundo, seu potencial cognitivo, seu emocional etc., por outro lado também o Professor precisa acreditar que as crianças são capazes, são criadoras, são sujeitos.
As crianças são capazes de criar, atribuir sentidos, construir relações, contextualizar, analisar, e comparar aquilo que faz parte de seu cotidiano, através de uma linguagem única: a arte, assim crianças se reconhecerão como participantes e construtores de suas próprias aprendizagens e saberes tão necessários à formação humana de cada indivíduo.
Devemos ressaltar que a arte não pode reduzir-se num elemento decorativo e festeiro. A arte valoriza a organização do mundo da criança, assim como o relacionamento com o outro e com o seu meio. Estimular o ensino da arte nesta perspectiva tornará a escola um espaço vivo, contribuindo assim para o desenvolvimento pleno de seus educandos.
Segundo os PCN’s, a Arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relação entre os indivíduos na sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais.

Segundo Edith Derdyk "a criança enquanto desenha canta, dança, conta histórias, teatraliza, imagina, ou até silencia... O ato de desenhar impulsiona outras manifestações, que acontecem juntas, numa unidade indissolúvel, possibilitando uma grande caminhada pelo quintal do imaginário".

Desta forma, se envolvermos a criança num contexto social e conseguirmos organizar as ideias para que esta invente, crie e construa acredito que a linguagem da arte se fará presente na Educação Infantil, ajudando a criança fazer por si só as várias leituras de mundo. A arte tem um repertório cultural socialmente construídos, marcados por especificidades estéticas e artísticas que nem sempre fazem parte do cotidiano das crianças e as quais elas poderão ter acesso através da mediação do professor e da escola.


Conforme a apresentação do tema ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL em sala de aula, segue a receita da Tinta Meleca:
Material: 1 litro de água; 1 xícara de chá de farinha de trigo ou amido de milho; 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores).
Preparo:
1 – Misture bem a farinha e a água mexendo até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso.
2 – Junte o vinagre.
3 – Divida a massa em potes e acrescente a anilina ou o guache, a tinta meleca esta pronta.


A arte tem um repertório cultural socialmente construídos, marcados por especificidades estéticas e artísticas que nem sempre fazem parte do cotidiano das crianças e as quais elas poderão ter acesso através da mediação do professor e da escola.
                                                                                                 (PONTES, 2009)

REFERENCIAS:
¢Formação Docente e Arte na Educação Infantil: Uma experiência Dialógica
Gilvânia Maúrício Dias de Pontes – FACED/UFRGS
¢Imaginação: arte e ciência na infância
Gilka Girardello;
¢ ARTE NA EDUCAÇÃO: Situando Discursos Sobre o ensino de Arte
Gilvania Maurício Dias de Pontes – UFRGS




2 comentários:

  1. Parabéns meninas pela postagem!
    O tema exposto é de extrema importância. Vocês esboçaram muito bem, pautadas em seus estudos.
    O trabalho de vocês contribuiu diretamente para o uso devido da arte nos espaços de educação infantil.
    Sucesso para todas!!!

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