Trabalhei com uma turma de 2 a 3 anos no CEI Emilia Pisque, onde a partir do perfil da turma foi desenvolvido um projeto “CONSTRUÇÕES”.
O objetivo deste projeto era que as crianças tivessem contato com material inacabado (madeira, cones, argila, massinha, legos, copo descartável, caixa de papelão, tecido, etc.), onde através da exploração e mediação dos professores as crianças construíssem o que seu próprio brinquedo e brincadeira.
No inicio muitos não tinham repertório de construção e a partir das mediações das professoras, mostrando as diversas possibilidades de construções, as crianças criavam e recriavam novas construções (castelos, prédios, carrinho, pista de carrinho, bolo de aniversário, microfone, trombeta, tambor, super óculos, cama para boneca, etc.).
Aqui estão algumas fotos de construções:
Equipe 6- Brincadeiras: Ermelinda, Karina, Daiane, Deise e Adriane
Que Projeto interessante. Gostei principalmente da proposta de novas construções a partir de materiais inacabados, mostra que é possível criar e recriar sempre e que a criança pode nos impressionar com suas habilidades.
ResponderExcluirAbraço
Zeneide
Em meu estágio na Educação Infantil do semestre passado, pude perceber, juntamente com minha colega Gislaine Petris, que as crianças tem dificuldade para criar, quando não sãe estimuladas para isso. Sendo assim, apesar da criança possuir uma grande capacidade criadora e criativa, só terá boas "invenções" a partir do momento que for incentivada a isso. Este relato de experiência, nos leva a compreender um pouco mais sobre isso.
ResponderExcluirÓtimo trabalho meninas!
Meninas, como é importante desenvolver um trabalho assim, pois a maioria dos brinquedos encontrados na Educação Infantil são prontos, acabados, não dão possibilidade para a criança construir, montar, fazê-lo do seu jeito.
ResponderExcluirÉ fundamental propor momentos de criação para as crianças.
Abraços, Talita.
Bom dia! Gostaria de saber mais sobre este projeto "Construções". Achei muito interessante e gostaria de saber mais sobre ele. eventualmente algumas referências bibliográficas de suporte a este tema. Agradeço a disponibilidade :)
ResponderExcluir