Os Espaços na
Educação Infantil influenciam diretamente o aprendizado das crianças, com isto,
há muitos estudos e propostas que trabalham na organização dos Espaços e a
exploração do mesmo pelas crianças. A proposta que seguirá em discussão é a de
Reggio Emilia.
Essa proposta
surgiu na Itália após a Segunda Guerra Mundial, porque a preocupação iniciou
pelo fato de precisarem reconstruir a vida e a dos seus filhos, portanto, as
mães da pequena cidade de Reggio Emilia construíram uma escola com uma proposta
inovadora, que hoje é reconhecida em todo mundo.
Nesta proposta
pedagógica todos fazem parte, todas as pessoas que estão dentro da Educação
Infantil e a comunidade. As crianças são autônomas dentro dos espaços, elas
definem o que querem estudar e os professores mediam os interesses por elas
apresentado.
Pelo fato das
crianças escolherem o que desejam estudar, foram planejados os Espaços. Nestes
Espaços as crianças organizam ambientes com os materiais que gostariam de
trabalhar, por exemplo: um espaço com carrinhos, outro com materiais para
pintura, outro com bonecas, entre outros. Estes espaços devem ser modificados
com frequência, porém a criança será o sujeito que irá alterar este espaço de
acordo com os interesses dela. Além disto, os espaços devem favorecer a
interação social das crianças, a exploração e a aprendizagem. Estes espaços
possibilitam o diálogo aberto entre o professor e a criança, podendo analisar
as necessidades que as crianças apresentam e o processo de ensinoaprendizagem.
Trazendo toda
esta teoria para prática queremos relatar aqui a experiência do estágio
anterior realizado na cidade de Gaspar que aborda esta proposta de Reggio
Emilia. Em relação aos espaços conseguimos herdar grandes conceitos elaborados
a partir destes espaços educacionais. Alguns deles analisados fazendo conexão
com as linguagens da Educação Infantil foram:
- · Área de blocos: Permite principalmente utilizar a linguagem matemática, utilizando muitos materiais reciclados.
- · Área da Casa: Configura-se pela importância do jogo simbólico/ faz de conta.
- · Área de Artes: Estimula a criatividade das crianças através da diversidade dos materiais.
- · Área de jogos: Lugar de atividades mais repousadas, de jogos estáticos, livros entre outros.
- · Área externa: Brincadeiras entre os eixos das linguagens, destacando desafios motores e o contato direto com os elementos da natureza.
O que mais nos chamou atenção foi a área da casa que foi criada por
toda a equipe do C.D.I com caixas de leites usadas, mobilizando todos em equipe
para sua construção. Como vivenciamos esta etapa de construção, conseguimos
acompanhar o quanto foi importante para as crianças e quão satisfatório foi sua
conclusão para finalmente poder brincar.
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