terça-feira, 24 de abril de 2012

Espaços na Educação Infantil


Os Espaços na Educação Infantil influenciam diretamente o aprendizado das crianças, com isto, há muitos estudos e propostas que trabalham na organização dos Espaços e a exploração do mesmo pelas crianças. A proposta que seguirá em discussão é a de Reggio Emilia.
Essa proposta surgiu na Itália após a Segunda Guerra Mundial, porque a preocupação iniciou pelo fato de precisarem reconstruir a vida e a dos seus filhos, portanto, as mães da pequena cidade de Reggio Emilia construíram uma escola com uma proposta inovadora, que hoje é reconhecida em todo mundo.
Nesta proposta pedagógica todos fazem parte, todas as pessoas que estão dentro da Educação Infantil e a comunidade. As crianças são autônomas dentro dos espaços, elas definem o que querem estudar e os professores mediam os interesses por elas apresentado.
Pelo fato das crianças escolherem o que desejam estudar, foram planejados os Espaços. Nestes Espaços as crianças organizam ambientes com os materiais que gostariam de trabalhar, por exemplo: um espaço com carrinhos, outro com materiais para pintura, outro com bonecas, entre outros. Estes espaços devem ser modificados com frequência, porém a criança será o sujeito que irá alterar este espaço de acordo com os interesses dela. Além disto, os espaços devem favorecer a interação social das crianças, a exploração e a aprendizagem. Estes espaços possibilitam o diálogo aberto entre o professor e a criança, podendo analisar as necessidades que as crianças apresentam e o processo de ensinoaprendizagem.
Trazendo toda esta teoria para prática queremos relatar aqui a experiência do estágio anterior realizado na cidade de Gaspar que aborda esta proposta de Reggio Emilia. Em relação aos espaços conseguimos herdar grandes conceitos elaborados a partir destes espaços educacionais. Alguns deles analisados fazendo conexão com as linguagens da Educação Infantil foram:
  • ·         Área de blocos: Permite principalmente utilizar a linguagem matemática, utilizando muitos materiais reciclados.
  • ·         Área da Casa: Configura-se pela importância do jogo simbólico/ faz de conta.
  • ·         Área de Artes: Estimula a criatividade das crianças através da diversidade dos materiais.
  • ·         Área de jogos: Lugar de atividades mais repousadas, de jogos estáticos, livros entre outros.
  • ·         Área externa: Brincadeiras entre os eixos das linguagens, destacando desafios motores e o contato direto com os elementos da natureza.
O que mais nos chamou atenção foi a área da casa que foi criada por toda a equipe do C.D.I com caixas de leites usadas, mobilizando todos em equipe para sua construção. Como vivenciamos esta etapa de construção, conseguimos acompanhar o quanto foi importante para as crianças e quão satisfatório foi sua conclusão para finalmente poder brincar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário