terça-feira, 9 de abril de 2013


Universidade Regional de Blumenau – FURB
Acadêmicas: Greici Hornburg, Bruna T. Bertoldi, Jordana Krueger e Paola Cadore
Disicplina: Linguagem e Ludicidade na Infância
Professora: Lilian Cristina de Souza
Blumenau, 09 de abril de 2013.

O brincar relacionado com a psicomotricidade

O brincar é um ato social que permite uma comunicação através de gestos, mesmo que não haja comunicação verbal. É no brincar que a criança tem a oportunidade de expressar o que está sentindo ou necessitando; é através das brincadeiras, do faz de conta, que a criança constrói o seu mundo imaginário situado em experiências vividas. A criança utiliza-se do brincar para construir sua aprendizagem, porque é na brincadeira que ela explora situações usando a imaginação e libera seu eu criativo, realizando seus desejos mais íntimos. (Goretti, p. s/d)
Ao observamos este conceito, notamos que o brincar entrelaça o prazer com o aprender e, que ao interagir com o outro cria-se motivações e experiências que se tornaram formas de entendimento do circulo social, ao visar possíveis regras e determinações do espaço de interação.
Ao trazer os conceitos de psicomotricidade e do brincar notamos suas relações podem ser recíprocas, visto que ao brincar a criança ao mesmo tempo tem o prazer, aprende, e ainda socializa-se com diferentes sujeitos e objetos, dessa forma podemos fazer valer a seguinte reflexão: “a psicomotricidade consiste na unidade dinâmica das atividades, dos gestos, das atitudes e posturas, enquanto sistema expressivo, realizador e representativo do “ser-em-ação” e da “coexistência” com outrem” (Chazaud apud Alves, 2003, p. 15).
É brincando que a criança aprende a trabalhar suas frustrações na medida em que perde ou ganha. Esse fator torna-se inerente ao crescimento e fortalece emocionalmente o indivíduo e as relações com o outro. Neste caso ganham importância vital, pois a criança necessita compartilhar momentos coletivos para satisfazer a vontade de jogar e aprender a conviver no grupo (Kishimoto, 1996 apud Goretti, p. s/d).
Ainda no trato deste conceito, observarmos que o brincar envolve diferentes linguagens corporais das crianças, favorecendo também para o desenvolvimento destas linguagens, que podem ser representativas, simbólicas. Pode-se notar este contexto na fala sobre o brincar, onde o autor diz “Por fim podemos ver que: O brincar promove a comunicação, a verbalização, a criação e o desenvolvimento da função simbólica: a capacidade de representar formas conscientes (casa, objetos e situações) e a capacidade de expressão da fantasmática.” A representação simbólica é vivenciada de forma verbal e não verbal, através de associações com as experiências vividas. Ex: Um menino e uma almofada. A almofada representa o carro e ele o motorista e a ação total a identificação do pai dirigindo o automóvel. Com a boca ele produz o barulho do motor e o seu corpo se ativa psicomotoramente. (Aucouturier, 2005)
Por fim analisamos que, o brincar como componente do desenvolvimento social e afetivo, podemos também observar sua importância no desenvolvimento motor, já que dentro da psicomotricidade o movimento faz parte de todo o agir dos sujeitos, e o comportamento motor é expressamente relevante para o desenvolvimento destes.

Para saber mais
·                ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wak, 2003.
·                AUCOUTURIER, Bernard. De o prazer de brincar ao prazer de aprender. Transcrição da conferência de Bernard Aucouturier (Escola Francesa de Psicomotricidade), realizada na I Jornada da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade no Estado de São Paulo, em 22 de outubro de 2005, na UNIFMU. Encontrado em meio digital no site: http://www.psicomotricidade.com.br/sp/texto_do_prazer_de_brincar.htm, acesso em: 09/06/2010
·                GORETTI, Amanda Cabral. A psicomotricidade. http://www.cepagia.com.br/.../a_psicomotricidade_amanda_cabral.doc, acesso em: 07/06/2010.
·                LUSSAC, Ricardo Martins. Porto Psicomotricidade: história, desenvolvimento, conceitos, definições e intervenção profissional. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Nº 126. http://www.efdeportes.com/efd126/psicomotricidade-historia-e-intervencao-profissional.htm


2 comentários:

  1. Meninas, é importante cada vez mais percebermos as linguagens expressas pelo brincar das crianças nos espaços educativos e assim promover boas e significativas vivências!
    Prof. Lilian

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  2. Meninas, muito pertinente o post de vocês sobre o brincar. Nós, como pedagogas sempre devemos estar atentas à todas as formas de mediar o conhecimento com as crianças. É necessário que as crianças tenham a possibilidade de interagir com as brincadeiras, sendo elas individuais ou em grupo. O brincar possibilita além das relações interpessoais e também a psicomotricidade. Foi gratificante ler este texto, pois é de suma importância que a criança, dentro do espaço escolar
    desenvolva todas as suas áreas cognitivas, pedagógicas e sociais.
    Obrigada.
    Grupo: Ana Carolina, Camila, Daiana e Luciana.

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