Universidade Regional de Blumenau – FURB
Acadêmicas: Greici Hornburg, Bruna T.
Bertoldi, Jordana Krueger e Paola Cadore
Disicplina: Linguagem e Ludicidade na
Infância
Professora: Lilian Cristina de Souza
Blumenau, 09 de abril de 2013.
O brincar relacionado com
a psicomotricidade
O brincar é um ato social que permite uma comunicação
através de gestos, mesmo que não haja comunicação verbal. É no brincar que a
criança tem a oportunidade de expressar o que está sentindo ou necessitando; é
através das brincadeiras, do faz de conta, que a criança constrói o seu mundo
imaginário situado em experiências vividas. A criança utiliza-se do brincar
para construir sua aprendizagem, porque é na brincadeira que ela explora
situações usando a imaginação e libera seu eu criativo, realizando seus desejos
mais íntimos. (Goretti, p. s/d)
Ao observamos este conceito, notamos que o brincar
entrelaça o prazer com o aprender e, que ao interagir com o outro cria-se
motivações e experiências que se tornaram formas de entendimento do circulo
social, ao visar possíveis regras e determinações do espaço de interação.
Ao trazer os conceitos de psicomotricidade e do brincar
notamos suas relações podem ser recíprocas, visto que ao brincar a criança ao
mesmo tempo tem o prazer, aprende, e ainda socializa-se com diferentes sujeitos
e objetos, dessa forma podemos fazer valer a seguinte reflexão: “a
psicomotricidade consiste na unidade dinâmica das atividades, dos gestos, das
atitudes e posturas, enquanto sistema expressivo, realizador e representativo
do “ser-em-ação” e da “coexistência” com outrem” (Chazaud apud Alves, 2003, p.
15).
É brincando que a criança aprende a trabalhar suas
frustrações na medida em que perde ou ganha. Esse fator torna-se inerente ao
crescimento e fortalece emocionalmente o indivíduo e as relações com o outro.
Neste caso ganham importância vital, pois a criança necessita compartilhar
momentos coletivos para satisfazer a vontade de jogar e aprender a conviver no
grupo (Kishimoto, 1996 apud Goretti, p. s/d).
Ainda no trato deste conceito, observarmos que o brincar
envolve diferentes linguagens corporais das crianças, favorecendo também para o
desenvolvimento destas linguagens, que podem ser representativas, simbólicas.
Pode-se notar este contexto na fala sobre o brincar, onde o autor diz “Por fim
podemos ver que: O brincar promove a comunicação, a
verbalização, a criação e o desenvolvimento da função simbólica: a capacidade
de representar formas conscientes (casa, objetos e situações) e a capacidade de
expressão da fantasmática.” A representação simbólica é vivenciada de forma
verbal e não verbal, através de associações com as experiências vividas. Ex: Um
menino e uma almofada. A almofada representa o carro e ele o motorista e a ação
total a identificação do pai dirigindo o automóvel. Com a boca ele produz o
barulho do motor e o seu corpo se ativa psicomotoramente. (Aucouturier, 2005)
Por fim analisamos que, o brincar como componente do
desenvolvimento social e afetivo, podemos também observar sua importância no
desenvolvimento motor, já que dentro da psicomotricidade o movimento faz parte
de todo o agir dos sujeitos, e o comportamento motor é expressamente relevante
para o desenvolvimento destes.
Para saber mais
·
ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo,
ação e emoção. Rio de Janeiro: Wak, 2003.
·
AUCOUTURIER, Bernard. De o prazer de
brincar ao prazer de aprender. Transcrição da conferência de Bernard
Aucouturier (Escola Francesa de Psicomotricidade), realizada na I Jornada da
Sociedade Brasileira de Psicomotricidade no Estado de São Paulo, em 22 de outubro
de 2005, na UNIFMU. Encontrado em meio digital no site:
http://www.psicomotricidade.com.br/sp/texto_do_prazer_de_brincar.htm, acesso
em: 09/06/2010
·
GORETTI, Amanda Cabral. A
psicomotricidade. http://www.cepagia.com.br/.../a_psicomotricidade_amanda_cabral.doc,
acesso em: 07/06/2010.
·
LUSSAC, Ricardo Martins. Porto
Psicomotricidade: história, desenvolvimento, conceitos, definições e
intervenção profissional. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires,
Nº 126. http://www.efdeportes.com/efd126/psicomotricidade-historia-e-intervencao-profissional.htm
Meninas, é importante cada vez mais percebermos as linguagens expressas pelo brincar das crianças nos espaços educativos e assim promover boas e significativas vivências!
ResponderExcluirProf. Lilian
Meninas, muito pertinente o post de vocês sobre o brincar. Nós, como pedagogas sempre devemos estar atentas à todas as formas de mediar o conhecimento com as crianças. É necessário que as crianças tenham a possibilidade de interagir com as brincadeiras, sendo elas individuais ou em grupo. O brincar possibilita além das relações interpessoais e também a psicomotricidade. Foi gratificante ler este texto, pois é de suma importância que a criança, dentro do espaço escolar
ResponderExcluirdesenvolva todas as suas áreas cognitivas, pedagógicas e sociais.
Obrigada.
Grupo: Ana Carolina, Camila, Daiana e Luciana.