terça-feira, 2 de abril de 2013

Linguagens ( Educação em libras na Ed. Infantil)



Fundação Universidade Regional de Blumenau- FURB
Blumenau, 02 de abril de 2013.
Disciplina: Linguagem e Ludicidade na Infãncia.
Professora: Lilian C.
Acadêmicas: GRUPO 1: Fernanda Z.A., Joana C., Lelaine L.R. e Priscila S.
Pedagogia 7ª fase.


LINGUAGENS

            “Para se comunicar, o ser humano usa linguagens diversas. Para construir e utilizar linguagens, o ser humano depende da função simbólica. A possibilidade de construir símbolos é dada pela constituição genética da espécie e a realização efetua-se por um complexo e longo processo de natureza cultural e biológica. Este processo efetua-se também como uma realização social e individual”. (LIMA, 2002, p. 03)
Da mesma forma que para os ouvintes a aquisição da linguagem (falada) é algo muito importante, para os surdos a aquisição das libras também tem a mesma importância. Observando a aquisição da forma de se comunicar dos seres humanos, podemos perceber que, em sua maioria, os bebês começam a tentarem se comunicar e com o convívio com os seres falantes ele vai desenvolvendo sua fala de acordo com o seu biológico.
            Para o individuo surdo é muito importante o contato com as libras desde muito cedo, pois facilita seu aprendizado e o ajuda em sua comunicação. Afinal, todos sentem a mesma necessidade de se comunicar, independente da forma a ser utilizada.
            Na cultura surda não há o sentimento da perda auditiva. Se observarmos o conteúdo expresso em uma apostila de Ensino de Língua Portuguesa para Surdos (2004) do Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, do Ministério da Educação, constatamos que “não há limite entre a grandeza e a pequenez, e nenhum ser humano é exatamente igual a outro”. (VELOSO,p. 01). Por isto podemos dizer que a perda auditiva deste indivíduo é algo considerado para ele “normal”, em que ele dentro de suas limitações obtém um aprendizado da mesma maneira que os outros aprendem, pois todo ser humano tem a necessidade de comunicar-se desde muito cedo.           
             Voltando este assunto para a educação infantil, pesquisamos que na fase de zero a cinco anos é decisiva para a formação psíquica do ser humano. A estimulação precoce de uma criança que nasce ou torna-se surda no período que vai do nascimento até os três anos de idade é fator vital para a aquisição da linguagem.
A aprendizagem da LIBRAS possibilita à criança surda maior rapidez e naturalidade na exposição de seus sentimentos desejos e necessidades, desde a mais tenra idade. Possibilita a estruturação do pensamento e da cognição e fluente interação social. Conseqüentemente, ativa o desenvolvimento da linguagem.
            "As crianças surdas precisam ser postas em contato primeiro com pessoas fluentes na língua de sinais, sejam seus pais, professores, ou outros. Assim que a comunicação por sinais for aprendida - e ela pode ser fluente aos três anos de idade - tudo então pode dessorrir  livre intercurso de pensamento, livre fluxo de informações, aprendizado da leitura e escrita e, talvez, da fala. Não há indícios de que o uso de uma língua de sinais iniba a aquisição da fala. De fato, provavelmente ocorra o inverso". SACKS (1998,Pag 44).


Professora ensinando libras para uma criança na educação infantil.

LEIA MAIS


 - A Alfabetização do indivíduo Surdo: primeiro em LIBRAS ou em Português? Ana Carolina Siqueira Veloso – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
- Algumas reflexões linguísticas sobre o oralismo e o aprendizado das libras para a criança surda. http://www.conhecer.org.br.
- Site: http://www.acessobrasil.org.br        
- Site:  http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-linguagem-na-vida-crianca.htm
"O Papel do Professor com a Criança Surda de Zero a Três Anos" - Educação Especial - Deficiência Auditiva - Série Atualidades Pedagógicas - MEC





3 comentários:

  1. Grupo 5: Jéssica G. S., Luana T., Stefanie C. e Thayse S.

    Primeiramente gostaríamos de parabenizar o Grupo 1 por abordar este tema. A linguagem dos alunos surdos, no que diz respeito ao aprendizado de LIBRAS, é um assunto muito pertinente e necessário de ser discutido, visto que, atualmente e fato e natural a presença de alunos surdos na educação, inclusive na Educação Infantil. Com essa postagem, relembramos as maravilhosas aulas de LIBRAS (5° fase), nas quais, com muita propriedade, a Professora Fabiana Schmitt, além de nos ensinar a Língua Brasileira de Sinais, abordou assuntos como a cultura e a identidade surda, a importância do aprendizado/uso da LIBRAS para os surdos e as especificidades no processo de ensino/aprendizagem desses estudantes.
    É através da linguagem que o ser humano ingressa na cultura. “[...] a linguagem, tanto na forma verbal como em outras maneiras de comunicação, permanece como meio ideal para transmitir conceitos e sentimentos, além de fornecer elementos para expandir o conhecimento” (BRASIL, 2006, p.15). Pessoas surdas utilizam a Língua Brasileira de Sinais para se comunicarem e construírem seu conhecimento. A LIBRAS é a língua materna da criança surda congênita, e, como tal, é muito importante que seja aprendida na idade da Educação Infantil. “A fase de zero a cinco anos de idade é decisiva para a formação psíquica do ser humano, uma vez que nesse período ocorre o ativamento das estruturas inatas genético-constitucionais da personalidade” (BRASIL, 2006 p.15). é nesta faixa etária que a criança surda inicia a construção da sua identidade surda. Desta forma, é essencial que o professor da Educação Infantil a respeite e compreenda suas necessidades educativas.
    A criança surda matriculada na Educação Infantil tem direito ao instrutor de LIBRAS – professor surdo que tem a função de adaptar os conceitos e as atividades desenvolvidas na Educação Infantil, a fim de proporcionar à criança surda o acesso ao conhecimento. É fundamental que a criança surda tenha o auxilio do instrutor de LIBRAS, visto que este profissional, em de trabalhar com os conceitos desenvolvidos no coletivo lhe ensinará a LIBRAS, sua língua materna.

    Gostaríamos também de compartilhar alguns links interessantes que falam sobre este tema:

    - As citações utilizadas foram retiradas de um material do MEC/CEESP. Série: Saberes e Práticas da Inclusão, Cadernos da Educação Infantil – Alunos Surdos.
    http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=860&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&id=12654%3Asaberes-e-praticas-da-inclusao-educacao-infantil&option=com_content&view=article

    - O Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a LEI n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõem sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e o art. 18 da LEI n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo a escolha do tema mostrando as possibilidades de linguagens de forma ampliada e inclusa, diminuindo a nossa pequenez sobre o assunto!
    Prof. Lilian

    ResponderExcluir