domingo, 17 de junho de 2012

Organização dos Espaços na Educação Infantil


O espaço, na educação infantil, pode ser organizado de diferentes formas, pode ter uma organização mais tradicional com os armários encostados nas paredes, as mesas das crianças distribuídas uma atrás da outra, em forma geométrica em duplas, em grupos. A sala pode ser organizada em forma de cantos, aonde cada canto representa simbolicamente um local diferente, por exemplo: o canto da casinha, o das artes plásticas, o da leitura. Quando se tem disponível um espaço físico amplo e poucas crianças, pode se utilizar mais de uma sala por turma (o que , na nossa realidade raramente irá acontecer). Podem existir também salas por áreas de conhecimento, como: sala de ciências biológicas ou laboratório, sala de artes, de música, de dança, biblioteca, brinquedoteca. Ainda pode haver a mistura de um ou mais destes tipos diferentes de organização.
 As possibilidades são infinitas, e a forma com um espaço físico é organizado, reflete muito mais que a distribuição de forma harmoniosa do mobiliário, dos materiais e brinquedos, ela demonstra a proposta pedagógica que a instituição possui.
Essa organização faz parte do planejamento do professor, quando ele dispõem o mobiliário, decide ande cada objeto vai ficar, o que vai estar ao alcance das crianças, ele planeja conforme a proposta da instituição para que aquele espaço contribua com o desenvolvimento da criança, seja um ambiente atrativo e acolhedor. Conforme Zabalza(1998):
“Na educação Infantil, a forma de organização do espaço e a dinâmica que for gerada da relação entre os seus diversos componentes irão definir o cenário das aprendizagens.” (p.237)

Portanto para que a criança aprenda, o espaço é fundamental, não só o espaço físico, mas os ambientes formados neste espaço físico, a forma como o mesmo é utilizado. Podemos ter um espaço físico excelente, mas não termos um ambiente que proporcione aprendizagens significativas, como também podemos ter um espaço físico relativamente pequeno, mas com ambientes de extremo significado para a aprendizagens das crianças.
Falamos um pouco das diferentes formas de organização dos espaços, e da importância que o espaço pode ter na aprendizagem das crianças, agora vamos nos deter mais a organização dos espaços na abordagem High Scope, essa organização acontece  em  áreas e cantos.
 Nessa organização espaços, da sala, bem como espaços internos e externos, são organizados em áreas, que podem ser: área da casa, área de blocos, área das expressões plásticas, entre outras. Segundo Zabalza (1998) essa organização:
“...permite que a criança tenha uma vivência plural da realidade e a construção da experiência dessa pluralidade... a criança que se aproxima da área da casa sente-se imersa na vida familiar... A outra criança que vai para o canto das construções fica imersa na realidade através de papeis: de carpinteiro ou de construtor civil.” (p.155)

Assim esse cenário, dos espaços organizados em áreas e cantos, permite que os ambientes ali construídos enriqueçam a aprendizagem das crianças e tornem essa aprendizagens significativas.





                                                                                                                  
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
GASPAR. Secretaria de Educação. Revista Infância. Ano I- Número 1, Fevereiro 2012.
ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed,1998.

Imagens
Centro de Educação Infantil Municipal Rosa Borck. Pomerode- SC. 2011.

Equipe:  Daiana, Larissa, Mayara, Mirian e Sirlei. 

Um comentário:

  1. a proposta é muito boa e realmente funciona, estamos no processo de transformação diante da nossa turma no qual eu trabalho e realizamos algumas mudanças nos cantos a mudança é drastica e gera desconforto no início, mas vale a pena.

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